menu mobile
SS Esquadrias

Informações técnicas

Todos os produtos da SS Esquadrias tem garantia inclusa, o período dela varia conforme o produto. Tenha em mente que para manter as peças conservadas e com aspecto de novas deve se ter especial cuidado na sua limpeza e manutenção.

Seguem abaixo algumas dicas para a correta manutenção:

Como devo limpar minha esquadria?

A limpeza da partes, componentes e vidros deve ser realizada com uma solução de água e detergente neutro a 5%, com uma esponja ou pano macio.

A limpeza deve ser feita no mínimo a cada 12 meses em zona urbana ou rural e no mínimo três meses em zona marinha ou industrial.

Não utilizar para limpeza das guarnições de vedação vaselina, combustíveis em geral, solventes, ácidos diluídos, querosene, lubrificantes sintéticos, benzeno, óleo mineral, thiner, tolueno e toluol.

Não utilizar em hipótese alguma, detergentes saponáceos, esponjas de aço ou material áspero, lixas, abrasivos, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo, objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar a limpeza de locais de difícil acesso) neste caso usar pincel de cerdas macias embebido de solução própria para tal finalidade.

Portas e janelas exigem que seus trilhos inferiores, superiores e laterais sejam mantidos limpos, inclusive durante e após a instalação na obra até a sua conclusão, evitando o acúmulo de poeira, restos de argamassa, massa PVA, gesso e outros materiais, que rapidamente vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de dificil remoção compromentendo o desempenho das roldanas, escovas e sobretudo, entupindo os orifícios das caixas de dreno, exigindo sua substituição precoce.

As caixas de dreno devem ser limpas pelo usúarios a cada 3 meses, ou menos, em caso de chuvas a fim de prevenir entupimentos decorrentes de poeira, pó, fuligem, etc... que impossibilitarão a adequada drenagem da água acumulada nos perfis inferiores das esquadrias.

As vedações de silicone nunca devem ser removidas, pois podem permitir a entrada de àgua para dentro do ambiente.

Não utilizar jatos de àgua de alta pressão para lavagem das fachadas. A força do jato pode arrancar partes calafetadas com silicone ou qualquer outro material protetor contra infiltração.

Caso ocorram respingos de cimento e gesso, ácido ou tinta, remova-os imediatamento com um pano umedecido na solução de água e detergente a 5% e logo após, passe uma flanela seca.

Quando a janela possuir persiana de enrolar, a limpeza externa da mesma deve ser feita removendo-se a tampa da caixa de rolo, que fica na parte superior da janela, pelo lado interno. Em seguida proceder a limpeza com um pano macio (ou esponja), umedecido em uma solução de água e detergente neutro (5%), executando-se a limpeza em duas ou três palhetas de cada vez, a medida que é movida a persiana.

Posso limpar com a ajuda de objetos cortantes ou perfurantes e utilizar vaselina, removedor, tíner e outros produtos?

Você NÂO deve usar, em hípótese alguma objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de "cantinhos" de difícil acesso. Também NÂO deve utilizar detergentes que contenham saponáceos em sua fórmula, esponjas de aço de qualquer espécie, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, tiner, etc).

O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superficie mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo a vida do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, produtos derivados de petróleo podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.

Não usar produtos ácidos ou alcalinos, sua aplicação poderá causar manchas na anodização ou pintura, tornando o acabamento opaco.

Posso usar lubrificante?

Todas as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de náilon auto-lubrificante, razão porque dispensam qualquer tipo de graxa ou óleo. Estes produtos não devem ser aplicados às esquadrias, pois em sua composição poderá haver a presença de ácidos e outros aditivos não compatíveis com os materiais usados na fabricação das esquadrias.

Vou pintar meu imóvel, como protejo minha esquadria?

Antes de executar qualquer tipo de pintura, seja com utilização de tinta a óleo, látex ou cal, tomar o devido cuidado de proteger as esquadrias com fitas de PVC. Evite a utilização de fitas tipo "crepe". Esta fita costuma manchar a esquadria quando em contato prolongado. Ao terminar a pintura, remover a fita protetora imediatamente. Na composição da cola da fita existem ácidos e produtos agressivos que em contato prolongado com as esquadrias podem danificá-las.

Caso haja contato da tinta com a esquadria, limpar imediatamente, enquanto fresca, com pano seco e em seguida com pano umedecido em solução de água e detergente neutro.

Aconteceu um acidente com a minha esquadria, o que fazer?

Se sua esquadria sofreu um risco na pintura eletrostática, utilize cera automotiva. Caso o risco seja muito forte utilize massa de polir automotiva nº 1 ou 2. Após sua aplicação, a pintura irá perder um pouco de brilho, que será recuperado com o uso posterior de cera automotiva.

Como manusear as esquadrias?

As janelas devem ser objeto de especial atenção quando abertas em presença de ventanias, devendo ser fechadas e travadas com o auxílio de seu fecho central, já que rajadas de ventos ascendentes que ocorrem pelas fachadas em direção ao topo da edificação, podem abrir e desprender a folha de sua estrutura de fixação, arremessando-a contra objetos e pessoas.

As janelas e portas de correr oferecem menos risco em relação a ventos fortes. Porém quando não totalmente travadas ou na posição semi-aberta, a resistência do conjunto fica comprometida. Haja vista que a contra-força à ação de rajadas e ventos é obtida pelo encaixe dos perfis verticais, que se complementam estruturalmente.

Deve-se manter as caixas de dreno e os orifícios de drenagem, assim como os trilhos inferiores, sempre bem limpos e livres de resíduos de qualquer espécie, a fim de evitar o borbulhamento e consequente vazamento de água para o interior do ambiente.

As janelas devem correr suavemente não devendo ser forçadas. Os trincos não devem ser forçados. Se necessário, aplicar suave pressão ao manuseá-los.

Em caso de dúvidas, entre em contato e fale com nossos especialistas.